Perfil – Solange Couto

Maranhense de São Luís, SOLANGE COUTO se destacou no papel de Cremilda, uma trambiqueira, de “Balacobaco”, novela da Record. Aos 55 anos, tem em seu currículo o título de uma das multas de Oswaldo Sargentelli. Na TV, já trabalhou na Band, Manchete e na Globo em quase 30 produções da dramaturgia.

A estreia foi no papel de Bia em “Os Imigrantes”, em 1981. Já em 83, integra o elenco de sua primeira novela na Globo: “Voltei Pra Você”. Dois anos depois, vive a Sabina de Iansã na minissérie “Tenda dos Milagres”. Na primeira versão de “Sinhá Moça” (1986) interpreta a Adelaide. Em 1989, é a Rita de “Kananga do Japão”. A volta para a Globo ocorre em 1990 na fracassada novela “Araponga”.

Depois, participa de “Deus Nos Acuda” e “A Viagem”. A Sabina de “Tocaia Grande”, 1995, marca seu retorno para a Manchete. Em “O Olho da Terra”, de 1997, estreia na Record, para em 98, ser a Lina de “Canoa do Bagre”. Já em 98, volta para a Globo em duas minisséries: “Dona Flor & Seus Dois Maridos” e “Chiquinha Gonzaga”. O ápice da carreira ocorre com a dona Jura de “O Clone” (2001).

Se lança como apresentadora do extinto “Bom Dia Mulher” em 2002, na RedeTV!, mas a experiência dura pouco. Volta para a Globo, de novo, em 2003, para trabalhar em quase 10 produções. Destaque para a Joana de “Começar de Novo” e a Janaína de “Três Irmãs”. No período, é vista ainda em “Kubacanan” e “América”. Em 2010, dá vida a Sancha de “Ribeirão do Tempo”. No fim de 2013, atua em “Noite de Arrepiar”. Logo depois, participa de “Pecado Mortal”.

No cinema e no teatro participa de ‘O namorador’, ‘A dama do lotação’ e ‘Vila-Lobos’, na sétima arte, e de montagens, nos palcos, como ‘Orfeu da Conceição’, ‘Férias extra conjugais’ e ‘Greta Garbo’, fora o monólogo ‘Tem alguém na linha?’. Na vida pessoal, tem três filhos, um deles nascido em 2011, quando a atriz já havia ultrapassado os 50 anos. Entre os ex-maridos/namorados estão o cantor Sidney Magal e o ator Roberto Bonfim.

  • 15/10/2012
  • Administração

Veja mais

Deixe seu comentário