Viradouro é campeã da Série-A; escola volta ao Grupo Especial após 4 anos

A Unidos do Viradouro está de volta ao Grupo Especial. A vermelha-e-branca de Niterói venceu a Série-A, antigo Grupo de Acesso, com enredo sobre sua cidade natal, ‘Sou a Terra de Ismael, ‘Guanabaran’ eu vou cruzar… Pra você tiro o chapéu, Rio eu vim te abraçar’.

Colocação final em ordem: Unidos do Viradouro/Estácio de Sá/Unidos de Padre Miguel/Unidos do Porto da Pedra/Acadêmicos do Cubango/Império Serrano/União do Parque Curicica/Paraíso do Tuiuti/Caprichosos de Pilares/Inocentes de Belford Roxo/Renascer de Jacarepaguá/Santa Cruz/Em Cima da Hora/Alegria da Zona Sul.

Caíram para o Grupo B: Tradição (17ª), Acadêmicos da Rocinha (16ª) e União de Jacarepaguá (15ª). A Viradouro foi campeã com 299.9 pontos, meio décimo a mais que a Estácio.

HISTÓRIA: A Viradouro foi fundada em 1946. Durante vários anos, a escola disputou o Carnaval de Niterói. Em 1986, disputou o grupo de avaliação do RJ. No ano seguinte, foi a quinta colocada no Grupo 4. Começava ali uma arrancada. Em 89, venceu o Grupo 3 e em 90, faturou o título do Grupo 1.

Isso ocorreu porque o Grupo 1 passou a se chamar Grupo Especial. A mudança provocou alteração no nome dos demais grupos. Em 91, em sua estreia no Grupo Especial, a Viradouro ficou em 7º lugar com homenagem a Dercy Gonçalves. Um ano mais tarde, a escola cantou a história dos ciganos, mas um incêndio numa alegoria (a da Rússia) fez a escola estourar o tempo de desfile – a vermelha-e-branca ficaria em 3º lugar.

Em 97, Joãosinho Trinta, na escola desde 94, levou a agremiação ao título até agora inédito com ‘Trevas! Luz! A explosão do universo’. Só que em 2010, a Viradouro acabou na 12ª e última posição com enredo sobre o México. Em 2011 e 2013, foi vice-campeã da Série-A.

  • 05/03/2014
  • Administração

Veja mais

Deixe seu comentário