Acusada de plágio, Eliana tira quadro do ar

O analista de sistemas Eder Nascimento, dono do canal “Tem Graça Ou Não” no YouTube, da noite para o dia viu sua criação original – o canal existe desde 17 de dezembro de 2010 e tem mais de 21 mil inscritos – ter o mesmo nome sendo usado no programa “Eliana”, do SBT, no último domingo (13).

O dominical do SBT recebe humoristas há alguns anos, e o próprio Eder já falou do “Tem Graça Ou Não” no programa de Eliana. Pouco depois, a mesma trilha do canal passou a ser usada na televisão. Agora, a emissora de Silvio Santos registrou um quadro chamado “Tem Graça ou Não?” e usa a mesma trilha do canal de Eder. A mecânica é diferente: enquanto no YouTube Eder faz trocadilhos infames, na televisão o quadro recebe calouros que só ganham prêmio se os jurados julgarem o participante engraçado.

A confusão ficou maior quando Eder fez uma pesquisa no INPI e descobriu que o SBT, sem lhe consultar, abriu dois processos para registro da marca “Tem Graça Ou Não?”…

O vlogueiro ainda não sabe se vai processar o SBT e/ou Eliana. O diretor do programa, Ariel Jacobowitz, diz que o quadro é uma homenagem a Eder, mas o vlogueiro sequer foi citado na primeira exibição do quadro: “Jamais poderia imaginar que o Eder pudesse ficar chateado”, afirmou em entrevista ao colunista Maurício Stycer. Aconselhado por amigos e por dezenas de pessoas revoltadas com a situação, Eder postou um desabafo onde deu seu lado da história.

Depois de muita repercussão negativa durante a semana, Eder chegou a negociar com o SBT. Pediu uma participação fixa na banca de jurados, como reparação, o que foi negado. A emissora de Silvio Santos acabou por anunciar nesta sexta-feira (18) que o quadro não será mais exibido, ao menos com o nome “Tem Graça ou Não?”. A atração só volta ao ar no dia 27, com o título “Disputa do Riso”. Em nota, o SBT afirmou que se tratava de uma “infeliz coincidência”, apesar de Eder ser conhecido pela produção de Eliana e já ter participado do programa, justamente por seu canal no YouTube.

  • 18/11/2016
  • Vinícius Sacramento

Veja mais

Deixe seu comentário

  • ana lucia gomes

    um beijao marizete brincadeira betty forca que deus te abencoe e que voce se recupere logo te amo em cristo jesus ana carapicuiba

  • ADRIANA

    BETE VOU ESTÁ ORANDO POR VOCÊ QUE DEUS TE DÊ FORÇA PARA SUPERAR ESTE MOMENTO TENHA CERTEZA VOCÊ VAI CONSEGUIR COM FÉ SEMPRE CONSEGUE O QUE QUER ………..
    DRY

  • mariza pereira

    Fiquei muito emocionada com sua participação no último capítulo da novela, logo percebí que estava adoentada, peço a Deus pela sua recuperação. Tenha FÉ com DEUS tudo vencemos PARABÉNS pela sua profissão tão bem realizada. DEUS TE ABENÇÓE.

  • aline goncalves de andrade

    ola bete estou horando por voce olha sou evangelica me chamo luana sou de piracicaba assisto muito suas novelas e amo voce voce trabalha muito bem deus te ama muito ele esta te olhando e te abencoando te amo muitas saude para voce minha querida quando dobro meu joenhos horo por voce te amo beijo fique em paz deus e dono da vida ele vai te ajudar agora e sempre basta confiar nele addemem te amooooooooooooooooooooooo dezistir jamais linda voce sempre sera querida voce brilha como o sol da amanha e a lua que crareia a noite

  • marlene

    ola beti acho que vai cer so mais um papel pra vc enterpretar e como sempre vc faz tudo com muito amor vai sair bem desta trama bjs força fé en deus pai