Globo está preocupada com crescimento da Record nas manhãs

274455506-luiz-bacci

Um fantasma antigo reapareceu e atormenta diretores da Globo: o crescimento da Record nas manhãs. Desde que estreou o “Hora 1” e viu o Ibope do “Bom dia São Paulo” praticamente dobrar (subiu de 6 para 10 pontos), assim como elevação dos índices do “Bom dia Brasil”, “Mais Você”, “Bem Estar” e “Encontro”, a Globo pensou que acabaria de vez com a boa audiência da Record no horário, mas não contava com o Menino de Ouro.

Graças a Luiz Bacci, o Ibope da Record cresce a índices expressivos durante o período em que ele apresenta o “Balanço Geral Manhã” e “SP no Ar”. Bacci começa o seu jornal às 06:00 com 0 de audiência (ele recebe da programação religiosa), em meia hora já marca 3 pontos, e às 07:30 quando o “SP no Ar” entra na programação, a Record já consegue se estabelecer com 5 pontos. Mas é na parte final que Bacci faz bonito: quando o “Bom dia Brasil” termina, o jornalista chega rotineiramente ao primeiro lugar, com índices acima de 7 pontos.

É graças a Bacci que o “Fala Brasil” voltou ao primeiro lugar na média por mais de três vezes no mês de novembro. O “jornal das meninas” já foi líder de audiência isolado no passado, motivando mudanças no “Mais Você” de Ana Maria Braga, mas nos últimos anos enfrentava dificuldades para voltar à liderança. Na Record, a avaliação é de que o “Fala Brasil” precisa receber bem para vencer Ana e que Bacci tem feito esse papel de “bom entregador”.

Nesse efeito cascata, até o “Hoje em Dia” se dá bem. O programa vence rotineiramente o “Bem Estar”, mas não se dá bem contra o “Encontro com Fátima Bernardes” por causa do excesso de intervalos (enquanto Fátima dá três breaks de três minutos, a Record insere de quatro a cinco inserções comerciais de seis minutos, o que espanta o público para a concorrente).

A Globo teme pela queda do “Mais Você” e já estuda novas mudanças de horário e pautas para evitar que a loira volte a enfrentar crises de audiência como entre 2008 e 2010, sua pior fase na versão do “Mais Você” matinal.

  • 18/11/2016
  • Léo Rocha

Veja mais

Deixe seu comentário