Fracasso dos últimos investimentos mostra que RedeTV! está no caminho errado

83868_956x5001

Emissora mais jovem e promissora do Brasil, a RedeTV! passa por uma grave crise de identidade e audiência.

Ao contrário do início dos anos 2000, quando a emissora chegou a incomodar grandes e estabelecidos canais brasileiros, atualmente dificilmente algum programa ultrapassa os 3 pontos. Da programação diária, apenas o programa de Sonia Abrão consegue disputar o quarto lugar com a Band.

Pode-se afirmar que apenas um investimento recente deu certo na RedeTV!: o “Encrenca”, espécie de “Pânico na TV” – já exibido pela emissora e atualmente na Band -, que tem audiência entre 4 e 6 pontos. O resto (“Melhor Pra Você”, “Olha a Hora”, “Sem Rodeios”, “Mariana Godoy Entrevista” e a contratação de “Bóris Casoy”) afundou.

O caso mais emblemático é o “Melhor pra Você”. Celso Zucatelli, Eduardo Guedes e Mariana Leão saíram da Record com a expectativa de “levar o seu público” para a RedeTV!. Saíram do canal de Edir Macedo ofendidos por terem sido afastados do “Hoje em Dia” e acreditavam que toda a audiência do matinal era creditada a eles. Realidade: o “Melhor pra Você” não consegue dar mais do que 1,2 pontos no Ibope, índice até menor que João Kléber conquistava no mesmo horário.

O jornalismo da emissora também afundou em 2016. Dois jornalísticos saíram do ar às 18:00, “Olha a Hora” com Luciano Facciolli (que em seguida foi demitido) e “Sem Rodeios”. Ambos tinham algo em comum: extremamente mal feitos. Bóris Casoy, recente contratação da emissora, até o momento não gerou resultados para o “RedeTV! News”, que para piorar recebe audiência quase beirando o traço.

A RedeTV! tenta apostar em um público qualificado, com bons nomes, mas é uma emissora popular. Erra também ao oferecer formatos batidos e até mesmo apostar em nomes antiquados, ao invés de se reinventar. A exemplo do sucesso do “Encrenca”, formato jovem e “nonsense”, a RedeTV! deveria seguir investindo nesse segmento e ousar mais. Do jeito que está, não dá!

 

  • 30/11/2016
  • Léo Rocha

Veja mais

Deixe seu comentário